terça-feira, 20 de abril de 2010

Andar de ônibus

Confesso: desde quando terminei a faculdade, em 1998, que não entrava num ônibus circular urbano com frequência. Esta semana, de curso intensivo aqui em Roma, pego o ônibus precisamente 8h20 da manhã, o 75, salto na Stazione Termini e pego o 105, ando alguns pontos e chego no meu destino. Atravesso a rua e estou na escola. Pode ser que eu me canse logo, mas ainda estou maravilhada com a facilidade dos meios de transporte público por aqui. E os italianos reclamam muito. A verdade é que é tudo bem explicado, os horários dos ônibus, as placas indicativas de quantas paradas o ônibus faz, e, em cada parada, uma nova placa, 'ticando' com vermelho a parada em que você está. Tudo lindo! Para completar tem um site maravilhoso, rápido, preciso, o www.atac.roma.it, muito melhor do que o Google Maps, quando se trata de Roma, é claro. Basta digitar o endereço onde está e o local onde pretende chegar que ele te informa, exatamente, como fazer, quais ônibus deve usar, em que direção (muito importante, sem prestar atenção nisso fui parar da outra parte da cidade), em que 'fermata' deve saltar, e quanto tempo, mais ou menos, vai levar para chegar ao destino. Para mim, que venho de São Paulo, isso é fantástico. E outra coisa: os romanos (sem excessão) sabem todos os números dos ônibus. Você pergunta e eles respondem: pega o 75, o 8, o 3, o 44...

Nenhum comentário:

Postar um comentário