terça-feira, 6 de abril de 2010

Erros de quem viaja de trem pela primeira vez

Bom, tenho de dizer, viajar de trem é lindo, mas nós, brasileiros, que não temos esse maravilhoso meio de transporte no Brasil cometemos alguns erros. Me dei conta do primeiro deles quando um elegante casal de italianos sacou da mochila um panino cheiroso e suculento _ palavra retirada dos livros de histórias para crianças. Sofia olhou bem e me disse: 'estou com fome'. Claro, o panino exala seu odor trem afora e a pequena sentiu fome. O vagão restaurante, no entanto, estava fechado, abriu depois de 20 minutos de estrada, fomos até lá e os paninos expostos nem de longe lembravam aquele do casal. Comprei um mesmo assim, paguei uma pequena fortuna, claro, e metade do pão foi para o lixo, estava duro, borrachudo. Então, lição um: se não for viajar de primeira classe, leve comida, será bem mais saudável.

A segunda lição é sobre bagagens. Que desastre, estávamos com duas mochilas, uma mala de mão, um ovo de Páscoa tamanho médio e um patinete (presente do Andrea). Bom, descer em Bologna e pegar o segundo trem, para Milano, foi uma coisa de louco. E ninguém se ofereceu para nos ajudar. A saída foi, quando percebi que nos aproximávamos de Milano, fui levando as malas para perto da porta, assim, quando o trem parou já estávamos prontinhas para descer. Agora, levar pouca mala também ajuda. Pode até ser média, mas deve ser um único volume. Meu erro foi levar três malas pequenas.

Sobre o bilhete, é melhor comprar antes e escolher o lugar para sentar _ algumas estações, de pequeno porte, dizem que não é necessário 'prenotar o posto', mas insista, vale a pena. Na primeira vez que fui comprar o bilhete, quase perdi o trem, fiquei uma hora na fila, na estação de Roma tentando comprar o maledetto. Pela internet, é possível, mas minha conexão é desastrosa, não consegui concluir a operação, o tempo esgotava sempre. O site é da Trenitalia, bem explicativo, acho que o problema era mesmo o meu computer.

2 comentários:

  1. Viajei de trem no Peru, há muitos anos atrás, e me senti mais do que viajando, me encontrando em outro tempo. Estou adorando os relatos.

    ResponderExcluir
  2. oi Luisa, obrigada. A viagem de trem é fantástica, apesar da confusão. Espero ir para Paris de trem. 'Vediamo'. Beijos

    ResponderExcluir