terça-feira, 23 de março de 2010

Um 'marinaio'

Marinaio é marinheiro, lobo do mar, digamos assim. E hoje conheci um deles, Mauro. É o simpático irmão de Laura, que me hospeda aqui em Aviano. Mauro é mais um italiano aqui do Friuli que sabe bem viver a vida. Tem aquele olhar tranquilo, seguro. Eu viajaria com ele sem nenhuma paura. Pois bem, Mauro tem um barco, que fica parado todo o inverno, mas agora, em maio, ele coloca a disposição de turistas (mais endinheirados do que eu, com toda a certeza) para fazer belas viagens. É grande, me diz ele, e muito confortável, 16 pés e cama para dormir que 'comporta' um homem de uns dois metros de altura (aponta o seu amigo Stefano, o namorado de Cecilia, do jantar comunista). Tem 'posto' para sete pessoas, com ele. Parte daqui da Itália e vai para Grécia, Croácia, Turquia e até lugares mais distantes. Para uma semana de viagem até a costa croata, por exemplo, custa cerca de 4.000 euros. O valor cobre o aluguel do barco e os serviços de Mauro, o 'marinaio'. Comida e paradas são por conta dos fregueses. Se querem parar em vários portos para conhecerem ou, simplesmente, 'serem vistos', por exemplo, o custo pode aumentar. Só para estacionar o barco, por exemplo, são cerca de 100 euros. Mas Mauro não faz por dinheiro, é um apaixonado por barcos, pelo mar, por viagens. Ficar parado, em terra, não é muito com ele. Deve estar sempre em movimento, me diz. No inverno, impedido de andar com o barco, ensina esqui na montanha de Piancavallo. Belo lavoro... Se diverte com o que faz. Com o barco, quer ir no Brasil. Vamos, não? Eu já me candidatei...

Nenhum comentário:

Postar um comentário